O São Paulo acabara de voltar da excursão no exterior para a disputa
das Copas Audi, Eusébio e Suruga quando desembarcou no Brasil e, no dia
seguinte, foi derrotado pela Portuguesa e se afundou na penúltima
posição do Brasileirão. Em crise, a diretoria lançou promoção de
ingressos com preços entre R$ 2 e R$ 10 para arquibancada. Dois meses
depois, colhe resultados.
O São Paulo ainda luta para se afastar da zona
de rebaixamento, mas ganha dinheiro com a iniciativa e tem tudo para brigar com o arquirrival Corinthians pela maior média de público do Brasileirão até o fim do campeonato.
Quando lançou a promoção – válida até o fim do torneio –, a diretoria
do São Paulo admitiu que poderia perder dinheiro.
As entradas são
vendidas por aproximadamente um terço do valor anterior e era previsto
que não houvesse aumento de receita. A realidade, no entanto, mostrou-se
diferente. Não só o número médio de público teve grande aumento, como a
receita também cresceu.
A média de 8,5 mil pessoas antes da promoção
era a quinta pior do Brasileirão. Hoje, com 20,2 mil de média em casa, o
São Paulo tem a quinta melhor marca.
Em renda total por jogo, o aumento foi significativo. A média de
arrecadação no Morumbi foi de R$ 228,3 mil por jogo, em média, antes da
iniciativa.
A mesma marca considerando-se apenas os jogos que
aconteceram após o lançamento da promoção subiu para R$ 386,6 por
partida.
Os resultados poderiam ser ainda maiores e melhores para o São Paulo
caso o Morumbi não tivesse recebido os shows norte-americanos da cantora
Beyoncé e da banda Bon Jovi, nas últimas semanas. O palco para os
concertos foi montado com antecedência e fez com que o estádio tivesse
apenas metade da capacidade para as partidas contra Ponte Preta
e Atlético-MG, primeiras de Muricy Ramalho em seu retorno ao clube, que
teriam grande chance de acontecerem com lotação máxima. Apesar dos
torcedores perdidos nas arquibancadas, o São Paulo ganhou cerca de R$ 3
milhões com o aluguel para as apresentações.
Se mantiver a média de 34 mil torcedores por jogo – marca que contempla
apenas os jogos após a promoção – o São Paulo terminará o Brasileirão
com média total de 26 mil pessoas por partida. Atualmente, o rival
Corinthians marca 28 mil torcedores por jogo no Pacaembu.
Pequenas
variações, como no caso dos shows no Morumbi, deverão fazer com que os
dois clubes briguem pelo topo do ranking até o fim deste ano.
Nesse domingo, por exemplo, o São Paulo já deverá pular da quinta para a
quarta posição no ranking de médias de torcida do Brasileirão. O clube
vendeu 30 mil ingressos antecipadamente para a partida contra o Grêmio,
às 16h, no Morumbi. O adversário é também o quarto colocado na tabela de
torcida, com 21.321 pessoas por jogo, e cairá para a quinta posição
caso pelo menos 33 mil são-paulinos presenciarem o confronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.