O
Estadão destaca que a estratégia da presidente da República, Dilma
Rousseff, de aparecer cada vez mais em pronunciamentos em rede nacional
de rádio e televisão custou até agora 1,2 milhão de reais aos cofres
públicos desde o primeiro ano de seu mandato, em 2011. Cada vez que a
presidente vai à TV, o Palácio do Planalto desembolsa 90.000 reais com
produção, gravação, edição, computação gráfica, trilha, locução, equipe e
equipamentos.
No domingo, Dilma fez seu 17º pronunciamento desde que
tomou posse. Trata-se de uma média que supera cinco aparições por ano.
Seus antecessores, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique
Cardoso, registraram uma média inferior a três pronunciamentos anuais na
TV.
Nas aparições de 2013, além da que foi ao ar neste domingo,
Dilma divulgou medidas de impacto de seu governo, como a redução da
tarifa de energia (23 de janeiro), a desoneração da cesta básica (8 de
março) e a promessa de destinar dinheiro do pré-sal para a educação (1º
de maio). Foi à TV também para dar uma resposta às manifestações (21 de
junho), para exaltar a criação do programa Mais Médicos (6 de setembro) e
para comemorar a conclusão do primeiro leilão do pré-sal (21 de
outubro).
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