sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Sem condições de trabalho, cidade do RN é descredenciada do Mais Médicos

Unidades de saúde não têm condições adequadas de trabalho, diz Sesap.
Médicos que atuavam em Ceará-Mirim serão remanejados para Natal.

  O município de Ceará-Mirim, localizado na região metropolitana de Natal, foi descredenciado do Mais Médicos por não ter atendido aos critérios estabelecidos legalmente no programa pelo Ministério da Saúde. Dentre os problemas apontados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), estão a falta de condições de trabalho nas unidades de saúde e das devidas condições de moradia e alimentação para acolher os três profissionais - dois espanhóis e um boliviano - que estavam na cidade desde setembro de 2013.

A coordenadora do Mais Médicos no Rio Grande do Norte, Claudia Frederico de Melo, explicou que existe um canal de comunicação entre o Ministério da Saúde e os profissionais no portal do programa. Segundo ela, os médicos que estavam atuando em Ceará-Mirim notificaram o Ministério da Saúde sobre os problemas que estavam enfrentando.

  O Ministério, por sua vez, solicitou que o Estado verificasse a veracidade das informações. "Nós estivemos no local e constatamos que as duas unidades de saúde não oferecem a mínima condição de trabalho e funcionam em um local improvisado.

 Após várias visitas e repactuação de prazos, o prefeito não cumpriu as responsabilidades previstas em contrato e o município foi descredenciado", disse.

Além da falta de estrutura nas unidades de saúde, o município não ofereceu as devidas condições de moradia e alimentação para os médicos, segundo a Sesap. 

"Houve dificuldade no alojamento dos médicos, demora nos repasses de valores para pagamento de aluguel, mas, após vários prazos, isso foi resolvido", disse Claudia.


Ela explicou que o próprio programa prevê o remanejamento dos médicos em casos como este. "Os médicos serão remanejados para Natal", informou.

 De acordo com Claudia Frederico, esse é o primeiro caso de descredenciamento de município no Rio Grande do Norte.

POUSADA MAX

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...