segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Paes abre a mão e Rio paga estúdio para emissoras de TV da Copa 27

 Enquanto governos e prefeituras discutem com a Fifa como reduzir o custo da Copa do Mundo de 2014 para o Poder Público, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, resolveu "inovar". 

Além de arcar com projetos de infraestrutura necessários para o Mundial, Paes decidiu bancar até o que não é essencial para o torneio.

 Assim, autorizou a prefeitura a pagar, com dinheiro público, parte de um estúdio de televisão que será usado por emissoras de TV que cobrirão a Copa.

O estúdio será montado na praia de Copacabana, a mais de 10 quilômetros do Maracanã, estádio da Copa no Rio.

 Ficará em frente à orla, na altura da rua Joaquim Nabuco, bem perto de onde fica o Forte de Copacabana. Só pelo aluguel e montagem da estrutura metálica e da cobertura do estúdio, a prefeitura vai gastar R$ 3,8 milhões.

A obra da estrutura do estúdio é uma responsabilidade da Rio Eventos, empresa municipal encarregada da organização das grandes festas e celebrações da cidade. 

A companhia pública já determinou a realização de uma licitação para a empreitada. A MVD Losberg Estruturas e venceu a concorrência e será a responsável pela execução do projeto.

Apesar de o estúdio ser construído com o aporte de recursos públicos, não será a prefeitura quem definirá quem usará a estrutura. 

Segundo a própria Rio Eventos, quem definirá quem poderá se beneficiar do investimento municipal será a Fifa, que controla o credenciamento e a venda dos direitos de transmissão do Mundial de 2014. 

A Rio Eventos informou também que será a Fifa quem montará o restante do estúdio.

A entidade foi procurada pelo UOL Esporte para fornecer informações sobre a utilização do equipamento.

 Declarou que está "finalizando os detalhes do projeto" e, por isso, não faria comentários a respeito dele neste momento.

A Fifa cobra de emissoras de televisão o direito de transmitir partidas da Copa do Mundo. 

Só no Mundial no Brasil, a venda desses direitos vai render US$ 2,2 bilhões à entidade (mais de R$ 5 bilhões no câmbio de hoje). A Copa de 2014 toda gerará ganhos de US$ 4 bilhões (mais de R$ 9 bilhões).

A TV Globo é a empresa nacional detentora dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.


 Questionada sobre a utilização do estúdio montado com o aporte de dinheiro público em Copacabana, a emissora respondeu: "os locais externos das nossas transmissões ainda não estão fechados".

RIO PAGA ESTÚDIO PARA TV, MAS FAZ JOGO DURO COM FAN FEST.


  • A realização das chamadas Fan Fests está envolta em um impasse em metade das cidades-sedes da Copa do Mundo. 

  • O custo para a organização das exibições públicas de jogos do Mundial de 2014, o temor de que os eventos acabem sendo alvo de protestos e até questões ambientais levaram prefeituras a repensar a montagem da estrutura exigida pela Fifa, contrariando os planos da própria entidade.

  •  Por conta disso, em seis das 12 sedes da Copa, a realização das Fan Fests ainda têm pendências a serem acertadas. Entre elas, o Rio.
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