Enquanto governos e prefeituras discutem com a Fifa como
reduzir o custo da Copa do Mundo de 2014 para o Poder Público, o
prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, resolveu "inovar".
Além de
arcar com projetos de infraestrutura necessários para o Mundial, Paes
decidiu bancar até o que não é essencial para o torneio.
Assim,
autorizou a prefeitura a pagar, com dinheiro público, parte de um
estúdio de televisão que será usado por emissoras de TV que cobrirão a
Copa.
O estúdio será montado na praia de Copacabana, a mais de
10 quilômetros do Maracanã, estádio da Copa no Rio.
Ficará em frente à
orla, na altura da rua Joaquim Nabuco, bem perto de onde fica o Forte de
Copacabana. Só pelo aluguel e montagem da estrutura metálica e da
cobertura do estúdio, a prefeitura vai gastar R$ 3,8 milhões.
A
obra da estrutura do estúdio é uma responsabilidade da Rio Eventos,
empresa municipal encarregada da organização das grandes festas e
celebrações da cidade.
A companhia pública já determinou a realização de
uma licitação para a empreitada. A MVD Losberg Estruturas e venceu a
concorrência e será a responsável pela execução do projeto.
Apesar de o estúdio ser construído com o aporte de recursos públicos,
não será a prefeitura quem definirá quem usará a estrutura.
Segundo a
própria Rio Eventos, quem definirá quem poderá se beneficiar do
investimento municipal será a Fifa, que controla o credenciamento e a
venda dos direitos de transmissão do Mundial de 2014.
A Rio Eventos
informou também que será a Fifa quem montará o restante do estúdio.
A entidade foi procurada pelo UOL Esporte
para fornecer informações sobre a utilização do equipamento.
Declarou
que está "finalizando os detalhes do projeto" e, por isso, não faria
comentários a respeito dele neste momento.
A Fifa cobra de
emissoras de televisão o direito de transmitir partidas da Copa do
Mundo.
Só no Mundial no Brasil, a venda desses direitos vai render US$
2,2 bilhões à entidade (mais de R$ 5 bilhões no câmbio de hoje). A Copa
de 2014 toda gerará ganhos de US$ 4 bilhões (mais de R$ 9 bilhões).
A TV Globo é a empresa nacional detentora dos direitos de transmissão
da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Questionada sobre a utilização do
estúdio montado com o aporte de dinheiro público em Copacabana, a
emissora respondeu: "os locais externos das nossas transmissões ainda
não estão fechados".
RIO PAGA ESTÚDIO PARA TV, MAS FAZ JOGO DURO COM FAN FEST.
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A realização das chamadas Fan Fests está envolta em um impasse em metade das cidades-sedes da Copa do Mundo.
- O custo para a organização das exibições públicas de jogos do Mundial de 2014, o temor de que os eventos acabem sendo alvo de protestos e até questões ambientais levaram prefeituras a repensar a montagem da estrutura exigida pela Fifa, contrariando os planos da própria entidade.
- Por conta disso, em seis das 12 sedes da Copa, a realização das Fan Fests ainda têm pendências a serem acertadas. Entre elas, o Rio.
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