terça-feira, 29 de abril de 2014

Recipientes para venda avulsa de combustível estão em falta nos postos de Fortaleza


Norma

Segundo regra da ABNT, desde 2008 é proibida, em todos os postos do País, a comercialização de combustíveis em garrafas pet e saquinhos plásticos.


  Postos de todo o País só podem vender combustível de forma avulsa em recipientes certificados pelo Inmetro
Fernanda Siebra
Recipientes homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Industrial 

(Inmetro) para venda avulsa de combustível estão em falta em diversos postos da Capital cearense. 

A Redação Web do Diário do Nordeste percorreu 12 postos de combustíveis por Fortaleza e encontrou a embalagem em apenas um estabelecimento.

Segundo regra da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), desde 2008 é proibida, em todos os postos do País, a comercialização de combustíveis em garrafas pet e saquinhos plásticos

A fiscalização, realizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), começou a ser intensificada somente no final de 2013.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) reconhece que existe uma falha na distribuição das embalagens.

"A falta do equipamento ocorre pois, a demanda é grande e quando tem acaba rápido. 

O mercado brasileiro está carente deste produto", destacou o assessor econômico do Sindipostos-CE, Antônio José.

Henrique Sergio Sousa é proprietário de uma empresa revendedora do produto em Fortaleza e diz que o problema está na demora da chegada dos pedidos encomendados em São Paulo.

"Eu revendo o produto para uns 15 postos em Fortaleza, mas com a grande demanda estou tendo dificuldade com os pedidos, que estão demorando até 15 dias para chegar", contou.

O gerente de um posto da bandeira Shell, localizado na Avenida Senador Virgílio Távora, confirma a grande procura pelo vasilhame adequado.

"Nós começamos a comercializar os recipientes certificados pelo Inmetro faz um mêse já vendemos 15 das 30 unidades compradas", disse João Tavares.

Segundo o Sindipostos-CE, o preço do produto pode variar entre R$15 e R$20. 

Feito de material plástico e com capacidade para armazenar 5 litros de combustível, o vasilhame pode ainda ser reutilizado.

Fique atento:

- Parar o carro na rua por falta de combustível é infração média, punida com quatro pontos na carteira e multa.

- É proibida a venda de combustível em saquinho plástico, galão sem procedência e garrafa pet, segundo a norma técnica da ABNT.


LIQUIGÁS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...