Ratinho terá mudanças no programa para concorrer com Gugu
Na disputa por audiência com Gugu, que reestreou na Record em março, o
SBT e Ratinho decidiram investir cerca de R$ 1 milhão em novos quadros e
reestruturar o programa, que passará a ter games shows a partir de
maio, além de um quadro com artistas narrando dramas pessoais de suas
vidas – esse já previsto para estrear no dia 22 de abril.
Desde janeiro,
a atração também passou a ser exibida às 22h50, para não concorrer com
"Os Dez Mandamentos", da Record, e "Babilônia", da Globo.
Em conversa exclusiva com o UOL,
Carlos Massa, o Ratinho, falou sobre a queda de audiência, sobre a
dificuldade do SBT em manter uma grade de programação fixa e descartou
voltar a exibir "baixarias" em seu programa.
"O Gugu tem ganhado
da gente nas quartas-feiras [no Ibope] por conta da mudança de horário,
mas nas terças empatamos ou ganhamos de pouco, ou perdemos de pouco. Já
nas quintas e sextas temos ganhado.
[A chegada do concorrente] deu uma
chance para gente se mexer. A Record acertou na grade de programação. É
muito boa, direcionada para adultos e está bem feita", analisou Ratinho.
"Disputar com o Gugu para mim, que sou apresentador e animador como
ele, é melhor do que concorrer com uma novela. Se a novela 'pega' tenho
mais dificuldades e acabo ficando em terceiro lugar. Como o programa
dele é de variedades, hoje pode estar bem e amanhã não. Então, tenho
mais chances", completou.
Além de oito games shows adquiridos de
formatos americanos e japoneses, o programa terá também o quadro
"Aconteceu Comigo", no qual artistas e esportistas contarão histórias
verídicas, mas inexplicáveis, que aconteceram em suas vidas, como a
experiência de ter visto um ET.
"O Moacir Franco que deu a ideia
desse quadro e será um grande um mote que terei nas quartas", disse o
apresentador, confiante. "Hoje, música na televisão é muito óbvio. Tem
começo, meio e fim.
O público é ávido por novidade, o óbvio não dá
audiência. E baixaria não levanta audiência.
Esse tempo já passou. Temos
muitas desgraças na TV, não vou acrescentar mais uma", afirmou Ratinho,
que não irá se desfazer completamente das atrações musicais e também
não irá concorrer com os entrevistados do concorrente.
Entre as novidades, terá pessoas tomando banho no palco e disputando dinheiro, e outras concorrendo a um carro zero.
Gastos e lucros
Com contrato de sociedade com o Sistema Brasileiro de Televisão,
Ratinho garante que todo investimento está sendo feito em comum acordo
com as partes.
"Eu e o SBT somos sócios do horário, os dois têm que
concordar com os gastos. Sempre sentamos e conversamos.
Quando a gente
vê que é muito caro não compramos. Vamos investir R$ 1 milhão até o fim
do ano com novos quadros. Entre cenários, direitos autorais e prêmios.
Mas acredito que vamos arrecadar muito mais do que isso", afirmou.
Com dois intervalos e quatro propagandas, Ratinho atualmente recebe o
investimento de 20 merchans, a maioria de marcas próprias, e divide três
publicidades com o SBT.
"O Gugu também leva vantagem porque não faz
intervalos. Isso porque o dinheiro da Record vem do céu, não precisam de
muito dinheiro", criticou Carlos Massa, que não assistiu à atração do
concorrente.
A chegada de Gugu – que tem se mantido em segundo
lugar no Ibope – mexeu não só com o SBT, mas também com a Globo que
alterou o horário das novelas das nove em alguns dias da semana.
"Império" e "Babilônia" por diversas vezes foram exibidas a partir das
22h.
"As mudanças já estavam planejadas. A chegada do Gugu veio
justamente para confirmar o caminho que estamos seguindo, que é o do
entretenimento.
O único problema que temos é a mudança de público (o
fato de não ter uma grade fixa). Isso prejudica o programa.
Se eu
pegasse a audiência de um programa adulto e não infantil, teria mais
chances. O público de 'Carrossel' não é meu público. Eles vão dormir às 22h", afirmou Ratinho.

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