historia de famoso
Novos Baianos | |
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Novos Baianos foi um conjunto musical brasileiro, nascido na Bahia, ativo em seu auge entre os anos de 1969 e 1979.
Eles marcaram a música popular brasileira e até o rock brasileiro dos anos 70, utilizando-se de vários ritmos musicais brasileiros que vão de bossa nova, frevo, baião, choro, afoxé ao rock n' roll.1
O grupo lançou oito trabalhos antológicos para MPB. Influenciados pela contracultura e pela emergente Tropicália. Contava com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Pepeu Gomes (Guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (letras) entre outros.
O segundo disco do grupo, Acabou Chorare, que mescla guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô, foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira em outubro de 2007 (anexo).
Carreira
Formação e primeiros anos
A história do grupo começou em 1969. com o espetáculo "O Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio Universal", no Teatro Vila Velha, em Salvador, Bahia, onde pela primeira vez juntos, se apresentaram Luiz Galvão, agrônomo formado, Paulinho Boca de Cantor, ex-crooner da "Orquestra Avanço", O popular nas noites de Salvador Moraes Moreira, a única não-baiana do grupo, a niteroiense Baby Consuelo, e Pepeu Gomes. Moraes Moreira foi apresentado a Tom Zé, que era amigo de Galvão2 .
Baby Consuelo conheceu os dois (Moraes e Galvão) em um bar, enquanto passava as férias em Salvador.
Mais tarde, Paulinho Boca de Cantor conheceu os três, e se uniu a eles.
Dos membros que formariam o grupo mais tarde, apenas Pepeu Gomes era
músico, e havia passado por diversas bandas.
Nas apresentações em palco e gravações, o grupo era inicialmente pelo um quarteto, acompanhado pelo grupo 'Os Leifs',2 que depois teve seu nome mudado para A Cor do Som, do qual faziam parte o baixista Dadi, o baterista/percussionista Baxinho José Roberto Martins Macedo, o guitarrista Pepeu Gomes e seu irmão baterista, Jorginho Gomes.
Pepeu Gomes se casou com a vocalista
da banda, Baby Consuelo, e é incorporado definitivamente ao grupo e, ao
lado de Moraes Moreira, colabora de maneira como arranjador musical do
grupo. Em 1969 se inscreveram para o V Festival de Música Popular Brasileira com a canção "De Vera".
A origem do nome surgiu em decorrência a uma apresentação na Rede Record,
quando ainda sem nome definido para o grupo, o coordenador do festival,
Marcos Antônio Riso gritou "Chama aí esses novos baianos!".2
Os Novos Baianos nunca foram controlados por gravadoras e empresários, tanto que, quando foram para São Paulo, se apresentaram em diversos programas de televisão, extrapolando o tempo previsto.
O Auge
O primeiro empresário do grupo foi Marcos Lázaro, e a primeira gravadora foi a RGE, onde lançaram um compacto simples, "De Vera"/"Colégio de Aplicação", e no ano de 1970 o primeiro long play, titulado de É Ferro na Boneca,
que além de trazer as canções do compacto, e uma grande mistura de
gêneros, foi tema dos filmes "Caveira My Friend" e "Meteorango Kid".
Apesar de tudo, o número de cópias vendidas do disco não foi tão
extensa.
Com a desclassificação de "Vera" do Festival da Record, Os Novos Baianos resolveram seguir para o Rio de Janeiro.
Lá, moravam todos juntos em quatro cômodos, o que fazia com que o entrosamento entre os músicos fosse muito grande.
Em 1971, gravaram o segundo compacto simples, "Volta que o Mundo dá", e receberam a visita de João Gilberto, que viria a influenciá-los com o samba.1
Após a grande fusão de gêneros brasileiros, sugerida por João Gilberto, e a guitarra de Pepeu Gomes, surgiu o mais consistente e lembrado disco do grupo, Acabou Chorare, pela Som Livre; considerado o melhor álbum brasileiro da história segundo a revista Rolling Stone (anexo).
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Trecho de "Tinindo Trincando",
cantada por Baby Consuelo e com expressivo solo de guitarra executado
por Pepeu Gomes. Por misturar ritmos brasileiros ao rock esta é uma das
faixas do disco a ser chamada de "samba elétrico".
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Em Jacarepaguá, alugaram um sítio apelidado de "Sitio do vovô".
Viviam de forma quase anárquica em pleno regime militar. Em uma nova gravadora, a Continental, lançam seu terceiro álbum de estúdio, Novos Baianos F.C., com inovações rítmicas e líricas.
O disco ganhou um filme homônimo de Solano Ribeiro.3 Os Novos Baianos se mudam novamente, desta vez para uma fazenda em São Paulo, a convite de um executivo da Continental.
Lá gravaram o quarto disco, Novos Baianos, mais conhecido por Alunte.
O disco não vendeu tanto quanto os anteriores, o que levou ao desentendimento com a gravadora. A crise começou, Moraes Moreira, principal compositor da banda resolveu partir para a carreira solo.
O Declínio e fim
Desfalcados de Moraes Moreira, compositor principal ao lado de
Galvão, o grupo faz de Pepeu Gomes o exemplo instrumental.
O disco
seguinte, Vamos pro Mundo, foi lançado ainda em 1974 pela Som
Livre e tinha como foco as faixas instrumentais em choro, baião e samba.
Em 1976, o grupo assina seu contrato mais longo, de dois anos com a
gravadora Tapecar.
O primeiro álbum na gravadora, Caia na Estrada e Perigas Ver, investiu no samba, rock e Pandeiro e "Brasileirinho" de Waldir Azevedo.
Em 1977 lançara Praga de Baiano, já enfraquecidos pelo processo inicial das carreiras solo de Paulinho, Pepeu e Baby.
O disco trazia o trio elétrico, frevo, e bastante música instrumental. Tornaram-se atração dos trios-elétricos, e Baby Consuelo foi a primeira cantora desse tipo de evento.
O último trabalho, Farol da Barra,
pela CBS, homenageia os compositores Ary Barroso e Dorival Caymmi,
regravando "Isto Aqui O Que É?", e "Lá Vem a Baiana".
O principal
destaque do disco era a faixa-título, uma parceria entre Galvão e
Caetano Veloso. No ano seguinte o grupo encerra suas atividades.
Reuniões posteriores
Em 1987, Baby, Pepeu e Paulinho se reuniram em uma apresentação única no Teatro Castro Alves.
Em 1990,
a reunião completa de Baby, Paulinho, Pepeu e Moraes Moreira aconteceu
em um trio elétrico nas ruas de Salvador.
Nesse mesmo ano, Pepeu e
Moraes gravam um trabalho juntos. A banda também se reuniu em meados da
década de 1990 para uma apresentação com Marisa Monte, que apoiou o retorno do grupo aos estúdios.
Em 1997, o grupo reúne sua formação original e lançam o disco duplo: Infinito Circular.
Em 2009,
durante o carnaval de Salvador, se reuniram novamente Paulinho, Baby e
Pepeu para duas apresentações abordo do trio elétrico intitulado "Os
Novos Baianos" a banda percorreu o circuito do Campo Grande até a praça Castro Alves arrastando inúmeros fãs . O trio contou, ainda, com a participação das filhas de Baby o grupo "SNZ" e de seu filho Pedro Baby.
Também em 2009 o grupo se apresentou na Virada Cultural, no palco localizado na Avenida São João
em São Paulo.
O show foi visto por um milhão de pessoas no Domingo
(3/5). A apresentação contou com Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luis
Galvão e Paulinho Boca de Cantor, da formação clássica.
Moraes Moreira
não tem se apresentado mais com o grupo Novos Baianos.
Discografia
Álbuns de Estúdio
- 1970 – É Ferro na Boneca (RGE)
- 1972 – Acabou Chorare (Som Livre)
- 1973 – Novos Baianos F.C. (Continental)
- 1974 – Novos Baianos (Continental)
- 1974 – Vamos pro Mundo (Som Livre)
- 1976 – Caia na Estrada e Perigas Ver (Tapecar)
- 1977 – Praga de Baiano (Tapecar)
- 1978 – Farol da Barra (CBS)
- 1997 – Infinito Circular (Globo/Polydor)
Compactos
- 1969 – "Colégio de Aplicação" / "De Vera"
- 1970 – "Volta que o Mundo dá"
- 1971 – "Psiu" / "29 Beijos" e "Globo da Morte" / "Mini Planeta Íris" (Compacto duplo)
- 1971 – "Dê um rolê" / "Você me dá um disco?" e "Caminho de Pedro" / "Risque" (Compacto duplo)
- 1973 – "No Tcheco Tcheco" / "Boas Festas"
- 1973 – "A Minha Profundidade" / " O Prato e a Mesa"
- 1976 – "Ninguém segura este País" / "Ovo de Colombo"
Bibliografia
- GALVÃO, Luiz. Anos 70: Novos e Baianos. São Paulo: 34, 2006.
- MOREIRA, MORAES. A História dos Novos Baianos e outros versos. São Paulo: Língua Geral, 2010.
- MORAIS JUNIOR, Luis Carlos de. O Sol nasceu pra todos:a História Secreta do Samba. Rio de Janeiro: Litteris, 2011.
Novos Baianos - Mistério do Planeta
"Mistério do Planeta" - vídeo extraído do filme Novos Baianos Futebol Clube, dirigido por Solano Ribeiro e gravado em 1973 no sítio Cantinho do Vovô, em Jacarepaguá. No Youtube compõe a "trilogia NBFC", ao lado dos vídeos "Samba da Minha Terra" e "Alunte".
Câmera na mão - take único e sem cortes - em sintonia com o humor oscilante e malandragem de Paulinho Boca, um típico novo baiano que se joga "nu" mundo.
Yoga de ouvido, Moraes concentrado ao violão.
Pepeu mil anos luz segue à frente da guitarra.
Jorginho, menino arisco, mostra que já conhece os atalhos da batera.
Dadi, leãozinho Caeveloso, arrepia no baixo.
Galvão na letra e poesia.
A criação em estado latente. Para ver e ouvir.
Adaptação para suporte virtual: Daniel Côrtes; som_cortes@yahoo.com.br
Novos Baianos - vocal: Paulinho Boca de Cantor; violão: Moraes Moreira; guitarra: Pepeu Gomes; baixo: Dadi, batera: Jorginho Gomes. De fora: Baby Consuelo, Baixinho, Bola, Charli, Gato Félix e Galvão.
NOVOS BAIANOS 1973 tv Cultura (na íntegra) by: Rogério KISS.
PROGRAMA GRAVADO AO VIVO NOS ESTÚDIOS DA TV CULTURA COM OS NOVOS BAIANOS EM 1973...(Acervo pessoal de Rogério Santos de Oliveira) Venha fazer parte da página que é referência do verdadeiro Rock and roll Brasileiro...https://www.facebook.com/groups/26984...
Novos Baianos F.C 1975 DOCUMENTÁRIO COMPLETO
Os Novos Baianos was a vocal/instrumental group formed in Salvador, BA, in the late '60s who had a noted role in the fusion of rock with Brazilian folklore rhythms for the evolution of MPB. The group was constituted by Paulinho Boca de Cantor (vocals/pandeiro), Morais Moreira (vocals/violão, or acoustic guitar), Baby Consuelo (now Baby do Brasil, vocals/percussion), and Luís Galvão (lyricist). At the same time, Pepeu and his brother, Jorginho Gomes, were members of the professional group Os Leifs. In early 1969, Gilberto Gil and Caetano Veloso invited Pepeu to accompany them in their farewell show before the exile, Barra 69.
Os Novos Baianos, then an unknown group, saw Os Leifs at the Barra 69 and proposed to them that the two bands play together because of their strong instrumental background. So Os Leifs joined Os Novos Baianos in their opening in the Southeast with the show Desembarque Dos Bichos Depois do Dilúvio in 1969, after the presentation of the same show in Salvador, BA, the previous year. This was followed by the first Os Novos Baianos LP, Ferro Na Boneca. In the same year, the group disputed the V FMPB with "De Vera" (Morais/Galvão), included in their first LP. In 1972, after a stint with João Gilberto the previous year, the group dedicated themselves to research on Brazilian musical roots, and the result is evident on their second LP, Acabou Chorare, a milestone in the MPB discography (also mixing choro, frevo, samba, and other genres).
The group recorded another LP, Novos Baianos F.C., and disbanded in 1978, with their members departing for solo careers after Moreira set the example. In 1997, Baby do Brasil, Pepeu, Morais Moreira, and Paulinho Boca de Cantor teamed again for the release of the book Anos 70: Novos e Baianos by Luís Galvão (Editora 34), and once more for the commemoration of Moreira's 50 years. All of them, including Galvão, grouped for the recording of Infinito Circular (Polygram, 1997). ~ Alvaro Neder, Rovi.
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