sábado, 1 de agosto de 2015

série: artistas que fizeram sucesso.

Tetê Espíndola


                                             Tetê Espíndola
A cantora em 2010, no Ministério da Cultura.


Teresinha Maria Miranda Espíndola, mais conhecida como Tetê Espíndola (Campo Grande, 11 de março de 1954) é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira1 .

As características de sua carreira estão na multiplicidade, com incursões pela vanguarda, o pioneirismo regionalista, fusões do acústico com o eletrônico e experimentalismos com pássaros.


Biografia/Carreira


Tetê Espíndola nasceu em uma família de sete irmãos: Tetê, Alzira, Geraldo, Humberto, Jerry, Sérgio e Celito. Humilde, mas de forte talento musical, desde pequena gostava de ouvir música clássica. 

Aos 8 anos já apreciava os conjuntos paraguaios que tocavam nas rádios. 

Ouvia Beatles, Jovem Guarda, Janis Joplin e Bossa Nova, que marcaram sua adolescência. 

 A menina pobre que morava no mato sonhava um dia poder cantar e concretizar seu sonho de subir aos palcos, pela emoção que sentia ao ouvir canções.

É irmã do artista plástico Humberto Espíndola. Foi pelo irmão e pela mãe, Alba Miranda, que começou a se interessar por música. Começou a desenvolver os dons artísticos entre as sessões de teatro que a mãe e o irmão encenavam em casa, para se divertir, e ouvindo rádio. Sua mãe cantava muito em casa, o que a fascinava.
Sua veia artística também era influenciada por seus primo

s trigêmeos que se apresentavam tocando piano a seis mãos. Depois de muito trabalhar, eles conseguiram inclusive tocar para Getúlio Vargas.

O primeiro dos irmãos a introduzir-se na música e aprender a tocar violão foi Sérgio, que ensinou a Geraldo, que por sua vez ensinou à caçula Tetê. 

Era evidente que a música entretinha os irmãos em casa, já que todos tocavam ou cantavam. Em 1968, os irmãos Tetê, Geraldo, Celito, Sérgio e Alzira, com permissão dos pais, decidiram ganhar dinheiro e trabalhar no que gostavam e assim formaram o grupo LuzAzul e passaram a executar cantorias na estrada que liga Campo Grande a Cuiabá.

E foi nos arredores de Mato Grosso do Sul, cantando com os irmãos, de cidade em cidade, que Tetê se descobriu, num local muito especial para ela, chamado Chapada dos Guimarães, ao lado de passarinhos e da cachoeira do Véu da Noiva que Tetê descobre a sua voz aguda, ouvindo nas matas o eco de sua voz, ela pôde perceber que era uma voz totalmente diferente de todas que ela já ouvira em rádios. 

Não era nem forte nem leve, era uma voz aguda, um som que alternava entre doce e dramático. Isso despertou curiosidade na menina e começou a testar sua voz cantando todos os dias.

Aos 14 anos, Tetê ganhou um festival de música em Campo Grande, com a canção Sorriso, cuja letra fora escrita pelo irmão. 

A partir de então, Tetê começou a pensar em seguir carreira em outros estados. Após anos cantando para o público de Campo Grande, em 1977 o Grupo LuzAzul decide ir para a Cidade de São Paulo tentar carreira. 

Tetê, com seus 20 anos, sonhando em concretizar seu desejo de infância, com apoio dos irmãos e assim vendo a cada dia seu sonho de menina mais perto.

Vão primeiro Celito e Tetê. Eles chegam e começam a tocar em barzinhos. 

Eles fizeram tanto sucesso que gravadoras passaram a querer contratá-los.

Os dois vendo que estavam se consolidando, abriram espaço para os outros irmãos se transferirem de vez para São Paulo, já que na Terra da Garoa parecia ser promissora a carreira musical.

Os irmãos fazem testes em gravadoras e passam. Acabam por fechar contrato com a Polygram/Phillips, e a pedidos da própria gravadora, mudam o nome LuzAzul para Tetê e o Lirio Selvagem, lançando assim seu primeiro trabalho em 1978. Em 1979, Tetê o e Lírio Selvagem se desfaz, a gravadora decide lançar Tetê em um disco solo - Piraretã.

Tetê e os irmãos lançaram em 1978 o álbum Tetê e o Lírio Selvagem, pela gravadora Polygram, trazendo composições próprias dos irmãos, que escreviam as letras.

Em 1980 lançou o disco Piraretã, que marcou o encontro de Tetê com Arrigo Barnabé. Tetê foi a primeira a gravar uma musica dele, Tamarana, em parceria com o Paulo Barnabé. A partir daí os irmãos passam a seguir carreira solo, cada um gravando seus discos, e todos fizeram muito sucesso. 

Mas os irmãos não pararam de gravar discos juntos, já que as vezes gravavam, pois gostavam de estar juntos onde quer que fosse, só que cadaum gostava de seu espaço e de estilos alternativos.

Em 1981, ao lado de Arrigo Barnabé, defende no MPB Shell a valsa Londrina, composta por Arrigo, que recebe o prêmio de melhor arranjo por Cláudio Leal. 

Em 1982, entre muitas experimentações sonoras feitas em de sessões com Stenio Mendes e Theophil Mayer (inclusive com exibição pela TV Cultura em um especial), surge o disco Pássaros na Garganta, lançado pela gravadora Som da Gente, no qual a estética do som é batizada por Arrigo Barnabé de sertanejo lisérgico.

Em 1985, Tetê vence o Festival dos Festivais da Rede Globo com a canção Escrito nas estrelas, composição do marido Arnaldo Black com Carlos Rennó, que bate recordes de execução e vendagens, rendenndo-lhe um disco de ouro. 

Em 1986, como parte do cronograma da gravadora Barclay/Polygram, segue-se o disco Gaiola, a partir do qual executam uma gigantesca turnê pelo Brasil.

Tetê possuir muitas outras facetas artísticas além de cantora: dubla, atua e participou do filme Mônica e a Sereia do Rio (de Maurício de Sousa) dirigido por Walter Hugo Khouri; e faz uma participação no curta Caramujo-Flor, de Joel Pizzini, junto com Almir Sater, Aracy Balabanian, Ney Matogrosso e outros artistas de Mato Grosso do Sul.

Foi a representante brasileira no Festival The Concert Voice, em Roma, no ano de 1988, em sua primeira viagem internacional. Em 1989, canta no New Morning (Paris) e no Festival de Jazz da Bélgica. Com uma bolsa da Fundação Vitae, em conjunto com Marta Catunda e Humberto Espíndola vão à Amazônia numa expedição em busca do canto do uirapuru. Gravam uma série de sons de pássaros, que depois de catalogado, e parte das experimentações musicais feitas por Tetê na Amazônia, gera o disco Ouvir/Birds (1991).

Tetê passa alguns anos se dedicando à família e em 1998, junto com a irmã Alzira, gravam o disco acústico só de canções regionais/tradicionais - Anahí, sucesso de venda e de público nos concertos que lotaram uma agenda de 2 anos. 

Quando então, aparece o excelente disco Vozvoixvoice, dirigido e produzido por Phillipe Kadosch, no qual o conceito aplica-se em fazer da voz, todos os instrumentos (baixo, bateria, guitarra, sopros, etc.). 

Em 2003, Tetê participa em dois projetos junto com a família - Espíndola canta e O que virou, e em 2005 lança o disco Zencinema só com canções de Arnaldo Black.

Em 2006 e 2007 participa de várias apresentações com a soprano Adélia Issa. Ainda em 2007 lança o disco Evaporar completamente produzido no Mato Grosso do Sul, desde a escolha de músicos à finalização do trabalho. 

Seu trabalho incorporou pesquisas realizadas com sons de pássaros, influência de temas regionais e fusões do acústico com o eletrônico.


Vida Pessoal


É casada há mais de 30 anos com Arnaldo Black, que é compositor e violonista e por muitos anos foi seu parceiro musical. Tem dois filhos, Patrícia e Dani Black, também músico.

Prêmios


  • Troféu Imprensa: Revelação do Ano (1985)
  • Festival dos Festivais: 1º lugar - Escrito nas estrelas


Discografia


  • Tetê e o Lirio selvagem (Phillips, 1978)
  • Piraretã (Phillips, 1980)
  • Londrina/Canção dos vagalumes (Som Livre, 1981)
  • Pássaros na garganta (Som da Gente, 1982)
  • Escrito nas estrelas (Single) (Barclay/Polygram, 1985)
  • Gaiola (Barclay/Polygram, 1986)
  • Ouvir - Birds (LuzAzul, 1991)
  • Só Tetê (Camerati, 1994)
  • Canção do amor (LuzAzul, 1995)
  • Anahi, com Alzira Espíndola (Dabliu, 1998)
  • Vozvoixvoice (LuzAzul, 2002)
  • Fiandeiras do Pantanal, com Raquel Naveira (LuzAzul, 2002)
  • O que virou — Canções de Jerry Espíndola e Marcello Pettengill (LuzAzul, 2003)
  • Espíndola canta (LuzAzul, 2003/2004)
  • Zencinema (LuzAzul, 2005)
  • Babelyes (MCD World Music/LuzAzul, 2006)
  • eVAporAR (Tratore/LuzAzul, 2007)



1978 - Tetê e o Lírio Selvagem 1. É Necessário (Geraldo Espíndola) 2. Rio de Luar (Geraldo Espíndola) 3. Vôos Claros (Geraldo Espíndola) 4. Quando Você Tá Por Perto (Marcelo Espíndola) 5. Andorinha Manca (Geraldo Espíndola) 6. Caucaia (Marcelo Espíndola / Carlos Rennó) 7. Na Catarata (Alzira Espíndola / Carlos Rennó) 8. Bem-te-vi (Geraldo Espíndola) 9. Em Piralenta (Geraldo Espíndola) 10. Santa Branca (Geraldo Roca) 11. Pássaro Sobre o Cerrado (Tetê Espíndola / Carlos Rennó) 12. Alegria de Cantarolar (Tetê Espíndola)


Músicas de sua Discografia


1980 - Piraretã 1. Piraretã (Marcelo Ricardo / Tetê Espíndola) 2. Cunhãtaiporã (Geraldo Espíndola) 3. Refazenda (Gilberto Gil) - com Alzira Espíndola e Geraldo Espíndola 4. Rosa Em Pedra Dura (Geraldo Espíndola) 5. Melro (Black Bird) (John Lennon / Paul McCartney / Vrs. Carlos Rennó) 6. Tamarana (Arrigo Barnabé / Paulo Barnabé) - com Arrigo Barnabé 7. O Cio da Terra (Milton Nascimento / Chico Buarque) 8. Vida Cigana (Geraldo Espíndola) 9. Beija-flor (Geraldo Espíndola / Paulo César Campos) 10. Viver Junto (Tetê Espíndola / Carlos Rennó) 11. Matogrossense (Carlito / Lourival dos Santos / Tião Carreiro) 12. Aratarda (Tetê Espíndola / Alzira Espíndola) - com Alzira Espíndola e Geraldo Espíndola
1981 - Londrina (COMPACTO) 1. Londrina (Uma valsa para Londrina) (Arrigo Barnabé) 2. Canção dos vagalumes (Arrigo Barnabé).

1982 - Pássaros na Garganta 1. Amor e Guavira (Tetê Espíndola / Carlos Rennó) 2. Cunhataiporã (Geraldo Espíndola) 3. Canção dos Vagalumes (Arrigo Barnabé) 4. Olhos de Jacaré (Geraldo Espíndola / Carlos Rennó) 5. Fio de Cabelo (Tetê Espíndola) 6. Cuiabá (Tetê Espíndola / Carlos Rennó) 7. Pássaros na Garganta (Tetê Espíndola / Carlos Rennó) 8. Sertaneja (René Bittencourt) 9. Longos Prazeres de Amor (Celito Espíndola) 10. Paisagem Fluvial (Tetê Espíndola / Arrigo Barnabé) 11. Ibiporã (Arrigo Barnabé) 12. Jaguadarte - Galadriel (Arrigo Barnabé / Tetê Espíndola) 13. Sertão (Tetê Espíndola / Arrigo Barnabé).

1985 - Escrito nas Estrelas 1. Escrito nas Estrelas (Arnaldo Black / Carlos Rennó) 2. Ai Ioiô (Linda Flor) (Henrique Vogeler / Marques Porto / Luis Peixoto).

1986 - Gaiola 1. Deixei Meu Matão (Geraldo Espíndola)//Tao (Vinheta) - vom Uakti 2. Na Chapada (Tetê Espíndola / Carlos Rennó)// Orgia das frutas (Vinheta) - com Ney Matogrosso 3. Gata Vadia (Celito Espíndola)// Encontro das harpas (Vinheta) 4. Balanço (Tetê Espíndola / Arnaldo Black)// Chuva de meteoros (Tetê Espíndola-Mazola) (Vinheta) - com Egberto Gismonti 5. Visão da Terra (Tetê Espíndola / Carlos Rennó)//Relâmpago (Vinheta) 6. Gaiola (Tetê Espíndola) 7. Lava (Geraldo Espíndola)// Calimbas na noite (Vinheta) - com Grupo Vissungo 8. Mais Uma (Carlos Rennó / Arnaldo Black)// Solo oriental (Vinheta) - com Egberto Gismonti 9. Nós (Tetê Espíndola / Carlos Rennó)// Zup (Vinheta) - com Uakti 10. Cururu (Tetê Espíndola / Carlos Rennó)//Criação (Vinheta) - com Hermeto Pascoal 11. Girando (Tetê Espíndola) - com Hermeto Pascoal.

1991 - Ouvir / Birds 1. Colagem da Mata I (Tetê Espíndola) 2. Migração (Arnaldo Black) 3. Quero-quero (Arnaldo Black) 4. Jaó & Cia (Tetê Espíndola) - com Alzira Espíndola 5. Tinguaçu (Tetê Espíndola) 6. Garrincha da Chuva (Tetê Espíndola / Arnaldo Black) 7. Colagem da Mata II (Tetê Espíndola) 8. Bico de Brasa (Tetê Espíndola) 9. Seriema (Tetê Espíndola) 10. Sabiá Verdadeiro (Arnaldo Black) 11. Urú (Arnaldo Black) 12. Festa da Curicáca (Tetê Espíndola).

1994 - Só Tetê 1. Noite Torta (Itamar Assumpção) 2. Relógio Da Paulista (Passoca / Guga Domenico) 3. Saber Nadar (Luhli / Lucina) 4. Nossos Momentos (Arnaldo Black / Carlos Rennó) 5. Esquinas (Djavan) 6. Ajoelha E Reza (Arnaldo Black / Carlos Rennó) 7. Imagina (Tom Jobim / Chico Buarque) 8. Serenata Do Prado (Meadon Serenade) (George Gershwin / Ira Gershwin / Adpt. Carlos Rennó) 9. Meu Caboclo (Laurindo Almeida / Junquilho Lourival) 10. Londrina (Arrigo Barnabé) 11. Judiaria (Lupicínio Rodrigues) - com Arrigo Barnabé 12. Mensagem (Péricles Cavalcanti / John Donne / Adpt. Augusto de Campos) 13. Que Será (Marino Pinto / Mário Rossi) 14. Solidão (Cláudio Leal Ferreira / Oswald de Andrade) 15. Água (Arrigo Barnabé / Arnaldo Antunes)
1995 - Canção do Amor 1. Umbigo (Chico César / Arnaldo Black) 2. Vida Cigana (Geraldo Espíndola) 3. Carinhoso (Pixinguinha / João de Barro) 4. Poema Da Lesma (Tetê Espíndola / Manoel de Barros) 5. Na Chapada (Tetê Espíndola / Carlos Rennó) 6. Águas Irreais (Tetê Espíndola / Aranaldo Black) 7. Quyquyho (Geraldo Espíndola) 8. Vento Da Noite (Geraldo Espíndola) 9. É Demais (Tetê Espíndola / Chico César) 10. Pulsação Das Águas (Tetê Espíndola / Maria Catunda) 11. Saudade (Tetê Espíndola / Humberto Espíndola) 12. Escrito Nas Estrelas (Arnaldo Black / Carlos Rennó) 13. Vulgar (Hilton Raw / Arnaldo Black) 14. Gata Vadia (Celito Espíndola) 15. Mulher O Suficiente (Alzira Espíndola / Vera Lúcia) 16. Canção do Amor (Geraldo Espíndola) 17. Adeus Dias Doidos (Chico César / Tata Fernandes).

1998 - Anahí (com Alzira Espíndola) 1. Pé De Cedro (Zacarias Mourão) 2. Chalana (Arlindo Pinto / Mário Zan) 3. Meu Primeiro Amor (Lejania) (Hermínio Gimenez / Adpt. José Fortuna / Adpt. Pinheirinho Jr.) 4. Garota Solitária (Adelino Moreira) 5. Serra Da Boa Esperança (Lamartine Babo) 6. Mágoas De Caboclo (Leonel Azevedo / J. Cascata) 7. Ciriema (Nhô Pai / Mário Zan) 8. Sertaneja (René Bittencourt) 9. Merceditas (Ramon Sixto Rios) 10. Anahí (Leyenda De La Flor Del Ceibo) (O. J. Sosa Cordero / Adpt. José Fortuna) 11. Índia (Manuel Ortiz Guerrero / José Asunción Flores / Adpt. José Fortuna) 12. Galopera (Maurício Cardozo Ocampo).

2002 - VozVoixVoice 1. Gotículas (Philippe Kadosch) 2. Pausa (Philippe Kadosch) 3. Indiu (Philippe Kadosch / Shyamal Maitra) 4. Pelicong (Philippe Kadosch / Bertrand du Chambon) 5. Borboleta (Philippe Kadosch) 6. Trompe L'oeil (Philippe Kadosch) 7. Grilos Do Além (Philippe Kadosch) 8. Ararinha Azul (Philippe Kadosch / Arnaldo Black) 9. Cobra (Tetê Espíndola) 10. Arabian Tango (Philippe Kadosch) 11. Estalactites (Philippe Kadosch) 12. Autant D'amour - Part I (Philippe Kadosch) 13. Dança Das Baleias (Philippe Kadosch / Tetê Espíndola) 14. Autant D'amour - Part II (Philippe Kadosch) 15. Autant D'amour - Part III (Philippe Kadosch) 16. Conte Goutte (Philippe Kadosch) 17. Baiaoriental (Philippe Kadosch / Tetê Espíndola) 18. Golfinhos (Philippe Kadosch) 19. Cronos (Philippe Kadosch / Arrigo Barnabé) 20. Five O'scope (Philippe Kadosch) 21. Papa Chocho (Philippe Kadosch)
2003 - Fiandeiras do Pantanal (com Raquel Naveira) 1. Fiandeira (Tetê Espíndola / Raquel Naveira) 2. Taça de Licor (Raquel Naveira) - Texto narrado por Raquel Naveira 3. Canção (Tetê Espíndola) 4. Violeta (Raquel Naveira) - Texto narrado por Raquel Naveira 5. Beijo (Tetê Espíndola) 6. Deusa (Raquel Naveira) - Texto narrado por Raquel Naveira 7. Chorinho (Tetê Espíndola) 8. Navio (Raquel Naveira) - Texto narrado por Raquel Naveira 9. Guaranita (Tetê Espíndola) 10. Canção Paraguaia (Raquel Naveira) - Texto narrado por Raquel Naveira 11. Rondó (Tetê Espíndola) 12. Rio Paraguai (Raquel Naveira) - Texto narrado por Raquel Naveira 13. Festa (Tetê Espíndola) 14. Garça (Raquel Naveira) - Texto narrado por Raquel Naveira 15. Paixão (Tetê Espíndola) 16. Guavirais (Raquel Naveira) - Texto narrado por Raquel Naveira 17. Modinha (Tetê Espíndola) 18. Fonte Luminosa (Raquel Naveira) - Texto narrado por Raquel Naveira 19. Relógio da 14 (Tetê Espíndola / Raquel Naveira).

2004 - Espíndola Canta (com Alzira Espíndola, Jerry Espíndola, Celito Espíndola, Geraldo Espíndola, Sérgio Espíndola, Humberto Espíndola, Gilson Espíndola, Daniel Black e Iara Rennó) 1. Poema Da Lesma (Tetê Espíndola / Manoel de Barros) - Humberto Espíndola, Sérgio Espíndola, Geraldo Espíndola, Tetê Espíndola, Celito Espíndola, Alzira Espíndola e Jerry Espíndola 2. Fala Bonito (Tetê Espíndola / Geraldo Espíndola) Geraldo Espíndola 3. Ajoelha E Reza (Arnaldo Black / Carlos Rennó) Tetê Espíndola e Dani Black 4. Tente Esquecer (Jerry Espíndola / Rodrigo Teixeira) Sérgio Espíndola 5. Me Beija Agora (Jerry Espíndola / Ciro Pinheiro) Jerry Espíndola 6. Não Embaça (Alzira Espíndola / Alice Ruiz) Alzira Espíndola 7. Indiazinha (Celito Espíndola) Celito Espíndola 8. Reino do Pantanal (Jerry Espíndola / Humberto Espíndola) Gilson Espíndola 9. Passarinhada (Tetê Espíndola / Sérgio Espíndola) Tetê Espíndola 10. Espelho Deslizante (Celito Espíndola / Paulo Simões / Guilherme Rondon) Celito Espíndola e Tetê Espíndola 11. Não Quero Te Enganar (Alzira Espíndola / Jerry Espíndola) Jerry Espíndola e Alzira Espíndola 12. É Necessário (Geraldo Espíndola) Geraldo Espíndola 13. Brilho de Olhar (Alfredo Karam) Sérgio Espíndola 14. Bomba H (Alzira Espíndola / Itamar Assumpção) Alzira Espíndola e Iara Rennó 15. Malditos Astros (Humberto Espíndola) Humberto Espíndola.

2005 - Zencinema 1. Meridiano (Chico César / Arnaldo Black) 2. Vulgar (Hilton Raw / Arnaldo Black) 3. Visão (Arnaldo Black) 4. Viaduto Do Tchá (Arnaldo Black) 5. Sincronicidade (Arnaldo Black) 6. Zencinema (Hilton Raw / Arnaldo Black) 7. Nenhum (Arnaldo Black) 8. Palato (Arnaldo Black / Chico César) 9. Zumzum (Octacílo Rocha / Arnaldo Black) 10. Animal (Hilton Raw / Arnaldo Black) 11. Paranóia (Arnaldo Black).

2007 - E Va Por Ar 1. Ópera da Natureza (Tetê Espíndola / Arnaldo Black) 2. Toada da Saudade (Tetê Espíndola / Jerry Espíndola) 3. Sertão (Tetê Espíndola / Arrigo Barnabé) 4. Morena Amiga (Tetê Espíndola / Alzira Espíndola) 5. Centro Vazio (Tetê Espíndola) 6. Evaporar (Tetê Espíndola / Marta Catunda) 7. Pássaros (Tetê Espíndola) 8. Semente de Som (Tetê Espíndola / Chico César) 9. Voz (Tetê Espíndola / Arnaldo Black) 10. Prata do Mar (Tetê Espíndola / Alzira Espíndola) 11. Amor de Graça (Tetê Espíndola / Humberto Espíndola) 12. Ôm Pela Paz (Tetê Espíndola / Humberto Espíndola).


2009 - Babeleyes (com Philippe Kadosch) 1. Noïram (Philippe Kadosch) 2. Kaprolin (Marion Aris / Philippe Kadosch) 3. Amigo (A. Mihanovich / Philippe Kadosch) 4. Mawaga (Philippe Kadosch) 5. Dinikita (Philippe Kadosch) 6. Sadis Magicus (Philippe Kadosch) 7. Toy Dance (Philippe Kadosch) 8. Indiu (Shyamal Maïtra / Philippe Kadosch) 9. Gliss (Philippe Kadosch) 10. Unicornes (Philippe Kadosch).

Tete Espíndola - Show 11.11.11 - Completo - HD



LP Tetê e o Lírio Selvagem
1.É necessario - 0:00:00
LP Piraretã
2.Vida Cigana - 0:02:45
3.Tamarana - 0:04:36
4.Refazenda - 0:06:59
LP Pássaros na Garganta
5.Ibiporã - 0:10:13
6.Sertaneja - 0:12:55
Compacto MPBShell
7.Londrina - 0:16:21
Festival dos Festivais
8.Escrito nas Estrelas - 0:18:42
Filme Cidade Oculta
9.Pô, amar é importante - 0:21:52
Mônica e a Sereia do Rio
10.Coração Doidinho - 0:24:20
LP Gaiola
11.Na chapada - 0:27:22
CD Só Tetê
12.Ajoelha e Reza - 0:29:03
13.Noite Torta - 0:32:00
CD Canção do Amor
14.Umbigo - 0:34:02
CD VozVoixVoice
15.Pausa - 0:36:59
*Inédita
16.Uni-versos - 0:40:25
CD Zencinema
17.Vulgar - 0:43:28
Espíndola Canta
18.Poema da Lesma - 0:47:05
CD Ouvir
19.Improviso Pássaros - 0:48:25
Projeto Água dos Matos
20.Convite
Espíndola Canta
21.Passarinhada - 0:53:03
CD Evaporar
22.Ôm pela paz - 0:57:20
CD Coletânea
23.Trem das Onze - 1:01:17


Herva Doce.



Herva Doce foi uma banda de pop rock brasileira formada em 1982.1 Fizeram sucesso em 1982 com a canção "Erva Venenosa" e em 1985 com a canção "Amante Profissional".


Histórico


A banda foi formada em 1982, durante o carnaval, quando Marcelo Sussekind e Renato Ladeira gravaram uma fita demo com quatro canções2 ("Volta Meu Bem", "Ganhei um Avião", "O Negócio é Relaxar" e "Não Faz Sentido"1 – esta última, se transformaria posteriormente num grande sucesso na voz de Ney Matogrosso). Como "Volta Meu Bem" estava sendo bem executada na Rádio Cidade, Marcelo e Renato foram chamados pela EMI-Odeon para uma entrevista, posteriormente sendo contratados, mas com a condição de que fosse formada uma banda com eles.

Logo entrou o baterista Sérgio Della Mônica (baterista de Ney Matogrosso) que participou apenas da gravação do single "Volta Meu Bem"/"Ganhei um Avião").

Em novembro de 1982 lançaram seu album de estreia, agora com novos integrantes: Paul de Castro (guitarra), Roberto Lly (baixo), e Pena (bateria).1 A canção de maior sucesso desse álbum foi "Erva Venenosa"1 3 (versão de "Poison Ivy", uma canção de 1959 do conjunto The Coasters, composta por Leiber/Stoller).

Em 18 de junho de 1983, a banda abriu o show da Kiss no estádio do Maracanã,1 tendo se apresentado para um público de mais de 200 mil pessoas.

No mesmo ano lançaram seu segundo e último álbum pela EMI.
Logo após assinaram com a gravadora RCA. Nessa época, a formação da banda era Renato Ladeira - teclados e vocais, Fred Maciel - bateria e vocais, Roberto Lly - baixo e vocais, e Marcelo Sussekind - guitarra e vocais.

O primeiro LP pela RCA, lançado em 1985, trazia a faixa-título "Amante Profissional", que foi um grande sucesso.

No ano seguinte, lançaram o último álbum de estúdio, Desastre Mental.

Formações


  • Inicial (quinteto):
  • Renato Ladeira (voz e teclados)
  • Marcelo Sussekind (guitarra)
  • Paul de Castro (guitarra e violino)
  • Roberto Lly (baixo)
  • Pena (bateria)
  • Na RCA (quarteto):
  • Renato Ladeira (voz e teclados)
  • Fred Maciel (voz e bateria)
  • Roberto Lly (voz e baixo)
  • Marcelo Sussekind (voz e guitarra)


Discografia


  • 1982: Herva Doce
  • 1983: Herva Doce
  • 1985: Amante Profissional
  • 1986: Desastre Mental

HERVA DOCE "Erva Venenosa"




"Herva Doce"
Parece uma rosa, de longe é formosa
E toda recalcada, alegria alheia incomoda
Venenosa Êh,Êh...erva venenosa
É pior do que cobra cascavel seu veneno é cruel
De longe nao é feia, tem voz de uma sereia
Cuidado, não lhe toque
Ela é má, pode até te dar um choque.
Venenosa ÊH, ÊH...Erva venenosa 
É pior do que cobra cascavel seu veneno é cruel
Se coça como louca 
Rachada tem a boca 
Parece uma bruxa um anjo mau
Detesta todo mundo 
Não para um segundo
Fazer maldade e seu ideal..
Como um cão danado,Seu grito é abafado 
É vil, é mentirosa
Deus do ceu como ela é maldosa
Venenosa ÊH....ÊH...Erva venenosa.............

Ovelha (cantor)


Resultado de imagem para fotos do cantor ovelha


Ademir Rodrigues de Araújo
,1 mais conhecido como Ovelha (Olinda, 14 de abril de 1955)1 , é um cantor brasileiro.


Biografia


Ovelha, Ademir Rodrigues de Araujo, nasceu em Olinda, Pernambuco, aos 14 de abril de 1955, mas passou a infância em Recife, a capital do estado. 

A adolescência ele passou em Caruaru, capital do agreste pernambucano, onde começou sua trajetória musical. 

Ele canta desde pequeno, mas como profissional, a partir de 1973, quando foi descoberto por Luiz Gonzaga, o rei do baião, depois de participar de um show de calouros apresentado por este no centro da cidade. 

Acompanhava Luiz Gonzaga nessa empreitada a bandinha do "Camarão" que, após ver a performance do garoto no palco, o contratou. 

Depois disso, Ovelha não parou mais. Passou por diversas bandas, sempre cantando como crooner, até conhecer o apresentador Chacrinha, também conhecido como 'O Velho Guerreiro', em 1977.
Chacrinha passava pelo Recife com sua "Discoteca", que incluía um show de calouros e Ademir se inscreveu para participar vencendo todos os concorrentes local. 

Foi nessa época que Chacrinha lhe atribuiu o apelido de Ovelha, devido sua pele ser branquinha e seus cabelos loiros e ondulados lembrarem a lã do animal

Depois disso Ovelha foi para São Paulo participar da final do show de calouros e ganhou em primeiro lugar. 

Essa vitória não lhe rendeu nenhum contrato com gravadoras, apenas um prêmio em dinheiro. 

Ovelha gostou de São Paulo, viu que tinha futuro nela e não voltou mais para Recife. 

Ovelha integrava uma banda de forró chamada Trio Mandacaru quando soube que o apresentador Raul Gil abrira inscrições para o seu show de calouros, Rede Tupi de Televisão

Não perdeu tempo e se inscreveu. Ganhou todas as etapas e como prêmio, um contrato com a Discos Copacabana.

Gravou seu primeiro disco, um compacto simples com as músicas "Eu Vou Fazer a Sua Cabeça" e "Ao Som do Rock and Roll" em 1980, que não chegou a fazer sucesso; empregou-se como cantor numa casa de show na zona leste de São Paulo e em 1981, gravou seu segundo disco, um compacto duplo, ainda pela Discos Copacabana com as músicas "Pinta, Borda e Rola" e "Te Amo, Que Mais Posso Dizer?", esta última, a versão em português para a canção de Bobby Vee "More Than I Can Say", que ficou quatro anos nas paradas de sucesso, se tornou o seu grande hit, e inclusive chegou a ser cantada em um vídeo viral em 2005 por Jeremias José do Nascimento junto ao repórter Givanildo Silveira.

Ao longo de sua carreira, gravou 18 discos, que somaram mais de cinco milhões de cópias vendidas, inclusive em outros países. Ganhou vários discos de ouro e de platina e muitos troféus

Sempre esteve presente em programas das mais diversas emissoras de rádio e televisão de todo o Brasil e foi alvo de muitas reportagens publicadas em revistas e jornais. Atualmente reside próximo à represa de Guarapiranga, na cidade de São Paulo.
Seu mais recente álbum chama-se Ovelha na Mira do Rock.6


Discografia

Discos Copacabana:


  • Eu Vou Fazer a Sua Cabeça - 1980 (compacto simples)
  • Pinta, Borda e Rola - 1981 (compacto duplo)
  • Não Me Deixe Por Favor - 1982 (compacto simples)
  • Cuidado Cantor, Para não Falar Palavra Errada - 1983 (compacto simples)
  • Só Me Falta Ficar Nu - 1984 (long play)
  • Eu Choro e não Vejo - 1985 (long play)
  • Você Vai Voltar - 1986 (compacto simples)
  • Coisas do Coração - 1988 (long play)
  • Ovelha de Olinda - 1990 (long play)

Produção Independente


  • Em Ritmo de Boi Music - 1994 (long play)
  • Ovelha no Império do Forró - 2000 (cd)
  • Ovelha & Banda Oxente Music - 2003 (cd)

Paradoxx Music


  • Minhas Origens - 2003 (cd)
Nany CD's
  • Ontem, Hoje e Sempre - 2007 (cd)
  • Ontem, Hoje e Sempre - 2007 (dvd)
Amajobe Music
  • Ovelha no Império do Forró - 2008
  • Ovelha na Mira do Rock - 2010

Ovelha - Sem Você Não Viverei





HS MOVÉIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...