Água Viva (telenovela)
Água Viva é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 4 de fevereiro a 8 de agosto de 1980, em 161 capítulos, substituindo Os Gigantes e sendo substituída por Coração Alado. Foi a 24ª "novela das oito" exibida pela emissora.
Escrita por Gilberto Braga com a colaboração de Manoel Carlos, foi dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan, com direção geral de Roberto Talma.
Apresentou Betty Faria, Reginaldo Faria, Raul Cortez, Lucélia Santos, Ângela Leal, Tônia Carrero, Beatriz Segall, José Lewgoy, Tetê Medina, Natália do Valle, Cláudio Cavalcanti, Kadu Moliterno, Isabela Garcia, Fábio Júnior e Glória Pires nos papéis principais da trama.
Reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo de 13 de fevereiro a 31 de agosto de 1984, em 145 capítulos, foi a primeira novela das oito reprisada à tarde, quebrando o padrão de que apenas novelas das seis ou sete horas eram reprisadas nesta faixa.
A sua liberação foi conseguida em cima da hora, já que, em janeiro de 1984, a Rede Globo tinha exibido chamadas do retorno de Elas por Elas.
Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 30 de setembro de 2013 a 5 de abril de 2014, substituindo Rainha da Sucata e sendo substituída por Dancin' Days, em 159 capítulos.
A reprise da trama foi escolhida pelo público por meio de uma votação.
Concorrendo com Fera Ferida, O Dono do Mundo e A indomada, a trama venceu a enquete com 41.7% dos votos. Em 2015, é lançada pela Loja Globo em DVD.
A trama gira em torno de Maria Helena, uma pequena órfã que ligará todos os personagens. Atingindo a idade de ser transferida para outro orfanato, Maria Helena sente-se insegura e amedrontada.
É um mundo novo, completamente desconhecido, que a espera, A sua única amiga é Suely, voluntária do abrigo, que descobre que o pai biológico de Maria Helena é Nelson Fragonard, um boa-vida apaixonado por pesca em alto-mar e irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard.
Suely, uma "ferromoça" humilde, procura Nelson com o objetivo de apresentar-lhe Maria Helena, mas o playboy se recusa a acreditar na paternidade da órfã.
Na mesma época, Nelson aceita participar de uma negociata proposta por seu melhor amigo, Tércio, que lhe propõe assumir formalmente a propriedade de uma empresa de autopeças, com o pretexto de evitar uma partilha de bens com sua esposa. Porém, durante uma competição de pesca em sua lancha, Tércio sofre um ataque cardíaco e seu cadáver desaparece no mar.
Logo após a tragédia, Nelson descobre que a empresa encontra-se falida e que, como novo "dono" dela, terá que assumir todo o passivo de dívidas da mesma.
Em pouco tempo a Justiça arresta todos os seus bens e Nelson cai na pobreza. Com isso, o destino de Maria Helena permanece incerto.
Paralelamente, Janete é uma moça que não se conforma em ter os pais, Evaldo e Wilma, sustentados pela tia solteirona Irene.
Em meio aos seus conflitos familiares, Janete desperta a paixão em Bruno, jovem fotógrafo e filho do milionário Kléber Simpson, ex-marido de Stella Fraga Simpson, uma socialite excêntrica.
Bruno faz de tudo para conquistar Janete, mas a moça não lhe corresponde ao amor.
Ela acaba se apaixonando por Marcos, um jovem médico, e o sentimento será recíproco, para desespero de Bruno. Contudo, o amor entre os jovens terá que enfrentar a ferrenha oposição da megera Lourdes Mesquita, uma aristocrata falida e mãe de Marcos. Lourdes deseja ver o filho casado com Sandra, filha de Miguel Fragonard.
A vilã também detesta seu genro, o professor universitário esquerdista Edir, marido de sua filha, Márcia. O casal acaba assumindo a guarda provisória de Maria Helena.
Em meio a tudo isso, desenrola-se também o drama de Lígia, uma alpinista social recém-separada de Heitor, que a traiu com sua melhor amiga, Selma.
Após a separação, Lígia se envolve com Nelson. Ela não sabe que Nelson é irmão de Miguel, mas encanta-se com sua aparência e simplicidade de caráter.
Os dois iniciam um relacionamento, em meio à luta de Nelson
para sobreviver em sua nova condição social.
Ele, no entanto, esconde o
seu passado de Lígia, esperando que ela baseie seus sentimentos apenas
na sua pessoa.
Nelson e Miguel passaram a maior parte de suas vidas formalmente rompidos.
Para Nelson, seu irmão mais velho teria se aproveitado da morte de seus pais para o prejudicar na partilha da herança.
Todavia, enquanto o jovem Miguel lutava para se tornar um cirurgião plástico mundialmente conhecido, Nelson apenas vivia de acordo com a renda obtida de sua herança.
Foi a queda do padrão de vida de Nelson, em paralelo com a morte de Lucy, esposa de Miguel, que reaproximou os dois.
Mas o caso de amor é mortalmente abalado após a prisão de Nelson, envolvido injustamente em um caso de contrabando de joias comandado por seu sócio Evaldo.
Lígia, então se envolve amorosamente com Miguel, recentemente viúvo de Lucy, morta em uma explosão acidental de lancha.
E aí recomeça a disputa entre os dois irmãos, agora envolvendo o amor de Lígia.
Elenco
Gloria Pires interpretou a doce Sandra Fragonard.
Raul Cortez interpretou o milionário Miguel Fragonard.
Lucélia Santos interpretou a determinada Janete.
Betty Faria interpretou a elegante Lígia.
Fábio Júnior interpretou o sedutor Marcos Mesquita.
Maria Padilha interpretou a jovem Beth.
Elenco de apoio
- Maria Eugênia Villarta - Cristina
- Orion Ximenes - Valtinho
- Ticiana Studart - Lia
- Izabella Bicalho - Francisquinha (orfã)
- João Cláudio Melo - Paulo Roberto
- Giovana Souto Maior - PatríciaTeve o título provisório de Vento Norte.[1]
- Água Viva foi uma novela charmosa e recheada de bons atores como Beatriz Segall, que se destacou interpretando sua primeira grande vilã. Tônia Carrero, que inicialmente havia sido escalada para interpretar a megera, conquistou o público como a excêntrica Stella Fraga Simpson.[1]
- Glória Menezes foi a primeira atriz cotada para viver Lucy Fragonard, mas recusou por achar a personagem pequena e inexpressiva. Pepita Rodrigues foi chamada, mas declinou do convite, por se achar nova demais para ser mãe de Glória Pires (à época com 17 anos). Tetê Medina brilhou como a suave mulher de Miguel (Raul Cortez), que morreu no capítulo 21 da trama, que foi ao ar em 20 de fevereiro de 1980. Na época, inclusive, o público mandava cartas para a emissora implorando para que Lucy não morresse; ela era considerada uma personagem "carismática, leve, amiga e carinhosa"[5] . 33 anos depois, na reprise da novela no Canal Viva, os internautas nas redes sociais reclamavam da trágica morte dela.
- As atrizes Tônia Carrero, Glória Pires, Maria Zilda e Maria Padilha iriam gravar uma cena no Posto 9 da praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, onde simulariam um topless, utilizando apenas um par de adesivos para cobrirem os seios. Algumas pessoas protestaram e chegaram a agredir a equipe da novela, nas palavras de Maria Padilha: "Quando os curiosos perceberam que faríamos topless, nos expulsaram da praia jogando latas e areia".[1] A cena teve que ser gravada na praia de São Conrado.[6]
- O primeiro suspense da novela aconteceu fora de cena: o ator Kadu Moliterno e um cinegrafista nadaram para fugir de um tubarão.[1]
- A novela incentivou a prática do esporte, assim como valorizava a cidade do Rio de Janeiro em vários aspectos.
- Gilberto Braga se inspirou no musical americano Annie, sobre a história de uma graciosa menina órfã - na novela, Maria Helena, vivida por Isabela Garcia, com 12 anos na época.[1]
- Também criança, Carla Marins, teve uma aparição na novela, na festa de aniversário de Maria Helena em que Stella se veste de palhaço.
- No capítulo 39, exibido em 19 de março de 1980, mostrou implicitamente o uso de um "baseado". O personagem Alfredo (Fernando Eiras) enrolou tranquilamente seu cigarro de maconha. No roteiro o autor indicava apenas Alfredo arrumando alguma coisa.[1]
- A partir do capítulo 57, Gilberto Braga contou, a seu pedido, com a colaboração de Manoel Carlos.[6]
- Marcante também a cena em que Lígia (Betty Faria) se fecha com Selma (Tamara Taxman) no banheiro de uma boate e lhe dá uma surra, após descobrir que esta lhe roubara o marido. Gilberto Braga repetiria a mesma cena anos mais tarde. Em Celebridade, Maria Clara Diniz (Malu Mader) dá uma surra em Laura (Cláudia Abreu) no banheiro de uma casa de shows.
- Gilberto Braga homenageou sua amiga e mestra Janete Clair ao batizar a personagem de Lucélia Santos com seu nome.[6] Lucélia Santos fez de sua heroína. Janete, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy de abril de 1980.
- A então atriz e modelo Maria Eugênia Villarta (hoje empresária e artista plástica) fez uma participação na novela como Cristina, amiga de Sandra, papel de Glória Pires. Foi a última vez em que ela apareceu em uma novela, só depois seria convidada a participar, com o ator Breno Moroni, da abertura da novela Champagne, em 1983, de Cassiano Gabus Mendes (a qual, aliás, substituiria outra novela de Gilberto, Louco Amor).
- Primeira novela da atriz Maria Padilha[1] , e estreia de Raul Cortez na Globo.[6]
- O cantor jamaicano Peter Tosh, de passagem pelo Brasil, gravou uma participação especial durante uma festa na casa de Stella Simpson.
- Água Viva teve uma versão romanceada por Leonor Bassères na série de livros "Sucessos" da Rede Globo.
- Teve média geral de 62 pontos. Seu último capítulo marcou 75 pontos.
- Durante sua exibição no Canal Viva, Água Viva foi eleita por voto popular como Melhor Reprise, no prêmio Melhores do Ano, promovido pelo site Tele Dossiê. E também como Melhor Novela Reprisada Pelo Canal Viva, pelo blog Navegando Pelas Novelas.
Trilha sonora
Água Viva também teve excelente trilha sonora nacional e internacional.
Várias canções marcaram a novela e personagens: "Realce" de Gilberto Gil, "Amor, meu grande amor" de Ângela Rô Rô, "20 e poucos anos" de Fábio Jr, "Altos e baixos" de Elis Regina, "Grito de Alerta" de Maria Bethânia, "Cais" de Milton Nascimento, "Wave" de João Gilberto, "Love I Need" de Jimmy Cliff, "Cruisin'" de Smokey Robinson, "Ships" de Barry Manilow, "Babe" de Styx, entre outras.
Mas sem dúvida a música que melhor representou a novela é a canção de abertura "Menino do Rio" de Baby Consuelo. A música casava perfeitamente com a bela abertura que exibia a prática do Windsurf.
Nacional
Capa: logotipo da novela
- "Grito de Alerta" - Maria Bethânia - (tema de Lígia)
- "Desesperar Jamais" - Simone
- "Altos e Baixos" - Elis Regina - (tema de Lígia)
- "20 e Poucos Anos" - Fábio Jr. - tema de Janete e Marcos Mesquita
- "Noites Cariocas" - Gal Costa - (tema de Stella)
- "Menino do Rio" - Baby Consuelo - (Abertura)
- "Realce" - Gilberto Gil - (tema de Bruno)
- "Amor, Meu Grande Amor" - Ângela Rô Rô - tema de Sandra Fragonard
- "No Tempo dos Quintais" - Elizeth Cardoso
- "Peito Vazio" - Lúcia Araújo - (tema de Suely)
- "Wave" - João Gilberto - (tema de Nelson)
- "Cais" - Milton Nascimento - (tema de Nelson)
Internacional
Capa: logotipo da novela
- "Lead Me On" - Maxine Nightingale - (tema de Suely)
- "Love I Need" - Jimmy Cliff
- "Do That To Me One More Time" - Susan Case & Sound Around (tema de Lourdes)
- "Ships" - Barry Manilow - (tema de Nelson)
- "D.I.S.C.O." - Ottawan - (tema de Stella Simpson)
- "Just When I Needed You Most" - Tony Wilson (tema de Nelson e Lígia)
- "Memories" - Bianchi - (tema de Maria Helena)
- "Babe" - Styx - (tema de Edir e Márcia)
- "Just Like You Do" - Carly Simon (tema de Miguel e Lígia)
- "I Don't Want To Fall In Love Again" - Voyage
- "Cruisin' " - Smokey Robinson (tema de Marcos e Janete)
- "The Second Time Around" - Shalamar
- "Never (Gonna Let You Go)" - Charme - (tema de Sandra)
- "Mandolay" - La Flavour
Água Viva - Último Capítulo 159 (06/04/14)
Capítulo 159 da novela Água Viva, exibido em 06/04/14 pelo Canal Viva.
Água viva Internacional 1980
Água Viva
Capa: logotipo da novela01-Lead Me On - Maxine Nightingale
02-Love I Need - Jimmy Cliff
03-Do That To Me One More Time - Susan Case & Sound Around
04-Ships - Barry Manilow
05-D.I.S.C.O. - Ottawan
06-Just When I Needed You Most - Tony Wilson
07-Memories - Bianchi
08-Babe - Styx
09-Just Like You Do - Carly Simon
10-I Don't Want To Fall In Love Again - Voyage
11-Cruisin' - Smokey Robinson
12-The Second Time Around - Shalamar
13-Never (Gonna Let You Go) - Charme
14-Mandolay - La Flavour
Água Viva - Grito de Alerta - Maria Bethânia
Personagems Da Novela Água Viva


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.