terça-feira, 22 de setembro de 2015

Série / Novelas De Sucesso, Os Imigrantes.



Os Imigrantes é uma telenovela brasileira que foi produzida pela Rede Bandeirantes e exibida de 27 de abril de 1981[1] a 1 de novembro de 1982 em 459 capítulos. 


Rubens de Falco, Othon Bastos e Altair Lima interpretaram os três imigrantes protagonistas com o mesmo nome, Antônio: o italiano, o português e o espanhol, respectivamente, numa trama que narra a chegada dos imigrantes ao Brasil


Fotos dos atores.

A telenovela é a maior em capítulos da história da Rede Bandeirantes e a quarta na lista de telenovelas da teledramaturgia brasileira, com seus 459 capítulos somados a sua sequência Os Imigrantes: Terceira Geração, fica atrás apenas da primeira versão de Chiquititas, do SBT, com 807 capítulos, Redenção, da Rede Excelsior, com 596 capítulos, e as três fases de Caminhos do Coração, da Rede Record, com 583 capítulos.

A novela foi reprisada pela Rede Vida do dia 3 de fevereiro de 2014 a 27 de outubro de 2014 às 23 horas com capítulos remasterizados.

Atores Da Novela Os Imigrantes.


Antecedentes


Os Imigrantes foi dividida em diversas fases numa proposta da Rede Bandeirantes em retratar a imigração no Brasil no final do século XIX

Foi uma das mais bem produzidas telenovelas da emissora, não chegando a ser um sucesso de audiência, e no entanto solidificou um público cativo de telenovelas para o canal e foi a grande campeã nas distribuições de prêmios em 1981 pela crítica especializada.

Produção


Faltando dois meses para o término de Cabocla (1979), Benedito Ruy Barbosa era contratado pela Rede Bandeirantes

Benedito escreveu Os Imigrantes até o capítulo 313, pois em 1982 havia sido recontratado pela Rede Globo para escrever Paraíso

Pela Globo, retrataria a saga de imigrantes no Brasil em Vida Nova (1988), Terra Nostra (1999) e Esperança (2002). 

Assim sendo, foi substituído no roteiro por Wilson Aguiar Filho - que posteriormente assinaria outros dois sucessos fora da Globo, Dona Beija (1986) e Kananga do Japão (1989), ambas na extinta Rede Manchete - e Renata Pallottini.

A novela teve cenas gravadas na fazenda São Sebastião, em Amparo, no interior de São Paulo, a mesma fazenda foi usada para as gravações do filme brasileiro A Carne (1975), e para a novela do SBT, Os Ossos do Barão (1997).

Os figurinos de Os Imigrantes, concebidos por Gianni Ratto, foram alugados pela Bandeirantes por um preço simbólico para a produção do filme O Quatrilho (1995) de Fábio Barreto, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Em Os Imigrantes: Terceira Geração, alguns personagens tiveram seus atores substituídos, Lúcia Veríssimo por Denise Del Vecchio, e o loiro José Parisi Júnior foi substituído pelo moreno João Signorelli para fazer o mesmo personagem, Youssefinho.

Nas Eleições gerais no Brasil em 1982, ano em que a novela estava no ar, o ex-Presidente da República do Brasil Jânio Quadros gravou uma participação especial, vivendo ele mesmo. 

Com os cabelos e bigodes pintados de preto, o político relembrou o ano de 1958, retratado na trama, quando era governador do estado de São Paulo (1955-1959) e anunciou a sua intenção de candidatar-se à Presidência da República.

Sinopse


A telenovela conta a saga dos imigrantes que ajudaram a construir o Brasil como o conhecemos, deixando seus países de origem em busca de uma vida melhor. 

Os personagens protagonistas da história são três homens de nacionalidades diferentes, mas homônimos. 

Antonio di Salvio, italiano, prospera ao casar-se com Isabel, filha de Décio, um fazendeiro cafeicultor, indo inclusive viver num dos suntuosos casarões da Avenida Paulista

António Pereira, português, depois de aproveitar bem a juventude com muitos amores e diversão, abre uma empresa transportadora e prospera. 

Já o espanhol, Antonio Hernández, só vem a conhecer o sossego no fim da vida, após muitas desventuras políticas. 

Há a presença da bela espanhola Mercedez, alvo da cobiça dos homens, e as intrigas características do Brasil das primeiras décadas do século XX.

Exibição


Ao longo do tempo, a Bandeirantes já reapresentou Os Imigrantes em diversas ocasiões. 

Em 1982, logo após o final da Terceira Geração, foi reapresentada em compacto de 30 capítulos no mesmo horário das 18h30. 

Entre 1 de agosto a setembro de 1983, às 20h, foi reapresentada apenas a 1ª fase, em substituição a Sabor de Mel

De 22 de janeiro de 1990 a 27 de maio de 1991, na faixa matutina, ocorreu a única reprise integral dos 333 capítulos até hoje. 

Ainda, entre 27 de março e 22 de julho de 1995, as duas primeiras fases foram reprisadas, às 18h.

Em 2010, a emissora gaúcha Ulbra TV de Porto Alegre firmou uma parceria com a Rede Bandeirantes e comprou as três primeiras fases da novela, entre agosto de 2010 a abril de 2011, em três horários, em 190 capítulos.

En 3 de Fevereiro de 2014 a novela foi reprisada pela Rede Vida, canal de São José do Rio Preto/SP com capítulos remasterizados.

Elenco


Os três protagonistas da telenovela, Altair Lima como Antonio Hernández, Othon Bastos como António Pereira e Rubens de Falco como Antonio Di Salvio.


Outros


Lançamento e repercussão

Audiência

24 pontos foi a audiência média de Os Imigrantes em São Paulo, quando foi exibida pela primeira vez, em 1981.

Recepção

Durante a terceira reprise da telenovela, em 1995, o jornalista da Folha de S.Paulo, José Simão, brincou dizendo: "E o que a gente faz quando a Band entra com "Os Imigrantes"? Emigra pra Globo! Que a Globo entra com os Irmãos e a gente com a Coragem!",[10] referindo-se ao fato de Os Imigrantes concorrer com o remake de Irmãos Coragem, a novela das seis da Rede Globo na época.

Nesta terceira reprise, iniciada em março de 1995, apenas as duas primeiras fases foram apresentadas, em julho do mesmo ano a emissora decidiu interromper a reapresentação, uma telespectadora de São Luís, capital do Maranhão, reclamou na Folha de S.Paulo:

Cquote1.svg "Por que tiraram do ar `Os Imigrantes'? Gostaria de manifestar minha decepção com a Rede Bandeirantes, que retirou do ar, sem mais nem menos, a novela "Os Imigrantes". Tenho 16 anos e pela primeira vez estava tendo a oportunidade de acompanhá-la desde o início. Apesar de antiga, era uma ótima novela, com elenco e autor excelentes. Além disso, era um verdadeiro banho de cultura a cada capítulo. Usava humor e romantismo para abordar temas da história brasileira e mundial. Ana Cristina S. Nascimento São Luís, MA.[11] Cquote2.svg


Legado

Em 27 de outubro de 2000, a Rede Globo transmitiu o especial TV 50 Anos, em homenagem a história da teledramaturgia brasileira, Os Imigrantes foi relembrada.

Em 29 de dezembro de 2002, a Bandeirantes exibiu o especial Band, 35 Anos de História, foram exibidas imagens de Os Imigrantes.

Prêmios e indicações


Os Imigrantes recebeu o Troféu Imprensa de melhor novela concorrendo com Baila Comigo e Ciranda de Pedra, ambas da Rede Globo, na edição realizada em 1982, a primeira do prêmio no recém inaugurado SBT, em 10 de janeiro de 1982.

1º Capítulo de Os Imigrantes


Abertura de OS IMIGRANTES - telenovela.

telenovela exibida pela BAND entre 1981/82.

livraria estudantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...