quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Globo oxigena programação dominical com nova dobradinha no começo da tarde

programação dominical tv globo 2016.

Globo oxigena programação dominical com nova dobradinha no começo da tarde

Coluna "Enfoque NT" analisa grade com "Escolinha do Professor Raimundo" e "The Voice Kids" e destaca o desgaste do "Esquenta!"

    A Globo começou sua programação de domingo com o pé direito em 2016. Além da “Escolinha do Professor Raimundo - Nova Geração”, ela estreou neste domingo (3) o “The Voice Kids”.
 
O horário já foi ocupado pelo “The Voice” em 2011, quando estreou sua primeira temporada, mas diante do potencial que a Globo acreditou que o reality tinha, em 2012 migrou para as quintas-feiras à noite. E deu certo.

    O ponto aqui é como a programação dominical da Globo carecia de novidades. 

O “Esquenta!”, que antes era apenas um especial de verão, acabou se tornando fixo em 2013. 
 
Em meio a um cenário de cores quentes e vibrantes, o “Esquenta!” teve uma Regina Casé mais madura como comunicadora em meio a um palco com figuras de diversas linhas musicais e políticas, numa grande miscigenação, como é o Brasil, mas o prazo de validade expirou.
 
Por vezes, a atração de Regina Casé pecou pelo excesso de convidados sem participação alguma e tamanha mistura dentro do programa acabava ocasionando numa identidade confusa, sem contar as edições bruscas. Não é pra menos. 

O programa que a Globo transmite tem menos de 60 minutos de arte, enquanto a gravação é uma verdadeira maratona e um desafio para quem edita.

O “Esquenta!” teve sua importância, principalmente quando havia mais tempo para ser formatado, e passando a ser fixo, caiu no desgaste da fórmula com convidados de fazer o telespectador mudar de canal ou simplesmente desligar a televisão. 
 
O modelo de grade até então formado por “Esporte Espetacular”, “Esquenta!” e filme antes do futebol, já precisa ser revisto, e a Globo está tendo a prova neste verão sem as transmissões esportivas e o próprio auditório de Regina Casé, que está de férias.
 
É claro que tirar o “Esquenta!” para colocar um produto ainda mais intragável, como o “Divertics” foi, não adianta. 

Neste caso, a nova “Escolinha” e o “The Voice Kids” foram tiros certeiros que caíram como uma luva para o horário, que necessitava de um segmento diferente daquele de auditório. 

Para isso, a Record e o SBT já brigam com o “Domingo Show” e o “Domingo Legal”, respectivamente. 
 
Além disso, na própria questão dos números, o “Esquenta!” já está dando sinais de cansaço, minguando entre 8 e 10 pontos no Ibope na Grande São Paulo nos últimos meses. 

Enquanto neste domingo (3), a “Escolinha” deu 16 e o “The Voice Kids”, 18. Claro que tem a questão que o share (índice de televisores ligados) estava mais alto por conta da chuva e o fator novidade. Mas tudo tem seu tempo. E o programa de Regina Casé, ao que parece, está chegando ao fim. 

Com duas atrações leves, divertidas e com foco na família, a Globo acertou na dobradinha aos domingos à tarde. Porém ambas as atrações já têm data para terminar. 

Enquanto a “Escolinha” chegará ao fim no dia 24 de janeiro, o “The Voice Kids” terá sua final exibida no dia 20 de março.
 
Para fisgar o telespectador, é necessária uma maior rotatividade de bons programas, o que nem sempre acontece. Nesse caso, valeu a tentativa. 

O “Esquenta!” regressa às telas junto com a nova programação da Globo, em abril.
 
Primeiro artigo de 2016
 
Como este é meu primeiro artigo em 2016, o que posso desejar a todos é um excelente ano, repleto de felicidades e realizações com bastante saúde. 

Como disse em outras oportunidades, parto do pressuposto que a virada de um ano não determina uma nova vida ou filosofia, mas é a oportunidade e um momento de reflexão para buscar essa mudança, se necessária, dentro de si. 2016, ou qualquer outro número, é apenas uma nomenclatura. Seu ano só vai mudar, se você mudar. 
 
Obrigado a todos que acompanharam este espaço em 2015, e faço votos que continuem lendo o NaTelinha e a coluna “Enfoque NT” em 2016. Até o próximo artigo! 

Padaria Central
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...