TV por assinatura
O mercado de TV por assinatura atravessa uma das piores crises de
seus quase 25 anos de história no Brasil.
Artigo Daniel Castro
Segundo dados divulgados nesta
semana pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o setor
perdeu meio milhão de assinantes em apenas quatro meses, de julho a
novembro.
As operadoras encerraram o penúltimo mês de 2015 com 19,167
milhões de assinantes, uma queda de 2,5% em relação aos 19,658 milhões
de clientes que tinham em julho.
Os dados revelam que o setor passa pela pior crise desde 2003, no
início do govenro de Luiz Inácio Lula da Silva. Naquele ano, a TV por
assinatura perdeu 300 mil assinantes. A base de assinantes, no entanto,
não chegava a 4 milhões de domícilios.
Hoje, a indústria de TV por
assinatura é muito mais sólida do que há 15 anos e se confunde com a
telefonia e acesso à internet.
A perda de 500 mil assinantes tem um
impacto muito menor hoje do que de 300 mil em 2003. Tanto que a crise
ainda não chega a assombrar o setor.
No final de julho do ano passado, a ABTA (Associação Brasileira de TV
por Assinatura) previa fechar 2015 com um "crescimento zero". De fato, a
oscilação na base de assinantes durante o primeiro semestre foi
pequena. O setor perdeu assinantes em alguns meses e ganhou em outros.
No segundo semestre, no entanto, as quedas foram sucessivas, mês a
mês.
Em novembro, os números pioraram Em apenas 30 dias, as operadoras
perderam 232.641 assinantes.
Isso quer dizer que milhares de famílias,
atingidas pela crise econômica do país, não estão conseguindo pagar as
mensalidades da TV por assinatura.
Todas as operadoras registraram queda em novembro. Líderes do
mercado, a Net e Claro pela primeira vez no ano fecharam um mês com
menos de 10 milhões de assinantes (9.989.447, ou 97.817 a menos do que
em outubro). Segunda maior operadora, a Sky registrou redução de 67.046
em sua base e fechou o mês com 5,413 milhões de pagantes. Até a estável
Nossa TV, sustentada pelos fiéis da Igreja Internacional da Graça, de
R.R. Soares, sentiu os efeitos da crise. Perdeu 363 clientes dos pouco
mais de 130 mil que possui.
Apesar da queda numericamente maior, Net e Claro ganharam
participação no mercado em novembro. Foram de 52% em outubro para
52,12%. Isso quer dizer que as suas concorrentes, proporcionalmente, têm
perdido mais assinantes.
postado por cicero luis
Fonte: NTv Noticias na Tv
postado por cicero luis
Fonte: NTv Noticias na Tv
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