segunda-feira, 27 de junho de 2016

Governador lança cursos de capacitação e entrega kits do Velas ao Vento em Baia Formosa.




  O governador Robinson Faria lançou o programa de cursos de qualificação para pescadores e entregou kits do Programa Velas ao Vento, em Baia Formosa, na manhã de quinta-feira (23). 

Neste primeiro momento, foram beneficiados cerca de 150 pescadores de cinco cidades: além de Baia Formosa, Canguaretama, Arês, Georgino Avelino e Tibau do Sul.

“Estamos aqui valorizando a atividade e dando condições de trabalho a mais de 800 pescadores, a partir de Baia Formosa”, afirmou o governador, destacando estar bastante emocionado por lançar o programa no município onde iniciou sua vida pública. “E além de valorizar a pesca, nós vamos trazer o turismo também pra essa região”, acrescentou.


O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Guilherme Saldanha, anunciou para 10 de julho o início dos cursos de capacitação nas colônias. 

“O GPS é o que garante hoje que o pescador retorne do mar com segurança. Com os cursos, eles vão aprender a operar este e os demais equipamentos”, destacou.

Os kits incluem GPS, velas, boné, camiseta e material de estudo. No RN, serão beneficiados 870 pescadores de pequenas embarcações em 29 colônias. 

Serão entregues, no total, 870 velas e 145 equipamentos de georrefenciamento em regime de comodato, a partir de um convênio com O Ministério da Agricultura. O investimento total é de R$ 586 mil.

Acompanharam a solenidade, o secretário de Relações Institucionais, Getulio Ribeiro, o subsecretário da pesca, Antônio Cortez, e o deputado estadual Disson Lisboa.

Arnaldo da Silva Sena (48) é pescador há 30 anos, e em todo este tempo nunca operou um equipamento de GPS, considerado essencial para garantir o retorno do barco à costa em segurança. “Agora muda tudo. A melhoria é de 99% para nós pescadores.

Deixaremos nossas famílias mais tranquilas em casa. E ainda tem o barco que a gente mesmo pode fazer, depois do curso”, assinalou o pescador, que preside a colônia de pescadores de Baia Formosa, com 630 afiliados.

postado por cicero luis

LIVRARIA ESTUDANTIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...