quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Padre condenado por pedofilia em Ipanguaçu é excomungado.


 O Tribunal Eclesiástico da Cúria Metropolitana de Natal excomungou o padre José Irineu da Silva, 42 anos, seis anos após ter abusado de um menino de dez anos, na sacristia da Capela de São José Operário, no Distrito de Arapuá, em Ipanguaçu
A decisão do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, é a primeira envolvendo um padre denunciado por esse tipo de crime.
O crime ocorreu no dia 28 de abril de 2011 e, segundo consta nos autos do processo criminal em tramitação no TJRN sob nº 00002241920118200163, o padre teria aproveitado de um momento a sós com o menino para apalpar-lhe nas partes íntimas. 
“O Sr. José Irineu da Silva, ora denunciado, ao ouvir em confissão o vulnerável (identificação mantida em sigilo), com dez anos de idade, orientou que este se ajoelhasse de costas, logo após colocou-o no colo, e posteriormente lhe colocou em pé, baixando-lhe a roupa, tocou suas partes íntimas — a genitália e os testículos; passou a mão em suas nádegas, deu um beijo (…).”
Em agosto do ano passado, Irineu da Silva foi condenado em decisão do juiz Marivaldo Dantas de Araújo, da Comarca de Ipanguaçu, a oito anos de prisão em regime fechado, resultado da denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual. 
Ele recorreu e aguarda em liberdade uma decisão da Segunda Instância do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. 
O processo criminal, no entanto, está concluso ao relator desde o último dia 12 de junho.
A expulsão de José Irineu da Silva foi discretamente publicada no “site” da Arquidiocese de Natal, no dia 30 de junho deste ano, mas sem qualquer referência aos motivos. Diz a publicação: 
“O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, por meio da cúria metropolitana, decretou a demissão do estado clerical do padre José Irineu da Silva”, diz a postagem, sem qualquer referência à motivação. 
A decisão da Igreja demorou seis anos, e ocorre um ano após a condenação em primeiro grau no TJ-RN.
postado por cicero luis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais 30 mil trabalhadores potiguares ainda não sacaram abono salarial ano-base 2016.

Abono Salarial   Último levantamento do Ministério do Trabalho divulgado na sexta-feira, 13, aponta que 31.087 trabalhadores no ...