Ir
a agências bancárias e enfrentar filas para resolver assuntos
financeiros é coisa do passado para uma parcela significativa da
população.
Segundo um levantamento feito pela Federação Brasileira dos
Bancos (Febraban), referente ao ano de 2016, cerca de 9,5 milhões de
correntistas já fazem mais de 80% de suas transações pela internet ou
pelos aplicativos dos bancos, o chamado mobile banking.
No
ano de referência, 57% das movimentações bancárias foram realizadas por
meios digitais. Segundo o mesmo levantamento, os três tipos de
transações mais realizadas pelos brasileiros por meio de aplicativos são
transferências de recursos entre contas, pagamentos de faturas e
consultas de saldos.
À
medida que o número de acessos pelo site da instituição financeira ou
pelo app crescem, o número de reclamações junto ao Banco Central (BC)
segue o mesmo fluxo.
Em
2016, foram registradas 425 queixas referentes ao sigilo e à segurança
dos canais de acesso às contas pela web.
No ano seguinte, o número
passou para 1.688 reclamações, o que representa um aumento de 297%.
postado por cicero luis
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