Carlos Ghosn, CEO da Renault
Com o Kicks, montadora quer ganhar terreno no segmento de
SUVs, um dos poucos que cresceram no país em 2015.
Nissan apresentou nesta segunda-feira um plano de negócios
que prevê investimento de 750 milhões de reais em três anos para a produção do
Kicks, com o qual a montadora pretende avançar no segmento de SUVs.
O novo
modelo chegará ao mercado ainda em 2016 e será produzido em Resende, no Rio de
Janeiro. A montadora prevê adicionar 600 empregos à atual equipe de 1.500
funcionários quando o projeto atingir seu pico.
O investimento da Nissan mira um dos poucos segmentos em que
houve crescimento no ano passado, quando o mercado automotivo encolheu em torno
de 25%.
O presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, que anunciou o
lançamento na sede da empresa no Brasil, no Rio, destacou que o quadro de curto
prazo é de pessimismo. Para o executivo, a projeção da Anfavea (associação de
montadoras), de nova contração no mercado em 2016, desta vez de 5%, é
"otimista".
"Eu, pessoalmente, acho um pouco otimista. Se o mercado
se contrair 5% seria uma boa notícia", afirmou Ghosn, que lançou dúvidas
sobre a volta do crescimento do mercado em 2017. "Seria uma enorme
surpresa se o mercado voltasse a crescer em 2016 ou mesmo em 2017."
No lançamento do Kicks, os executivos da Nissan destacaram
que, apesar da queda nas vendas em 2015, a empresa conseguiu registrar retração
abaixo das demais companhias e, dessa forma, ganhou mercado.
A Nissan passou de
2,1% para 2,5% do mercado nacional. "Não posso dizer que foi um grande
ano, mas aumentamos nossa participação no mercado", afirmou Ghosn.
Fonte: beta veja.com
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